segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Breguet 761 Deux-Ponts

Breguet começou a trabalhar no design do Breguet 761 Deux-Ponts (dois pisos)
antes mesmo do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1944. Foi
decidido que um avião de médio alcance com capacidade para mais de 100 passageiros seria construído.O protótipo Br.761 voou pela primeira vez em Villacoublay em 15 de Fevereiro de 1949.

O 761 caracterizou um conjunto de asas a meia altura em uma volumosa fuselagem com a empenagem no alto da fuselagem contando ainda com dois lemes.





Uso Civil

O protótipo Br.761 entrou em serviço com a Air Algerie em 1952 como aeronave de carga. Foi retirado no início do ano seguinte. Silver City Airways alugou um Br.761 por três meses no de 1953 para o uso na rota Hamburgo - Berlim. Um total de 127 viagens ida e volta realizadas e 1.800t de mercadorias com até três viagens feitas em um dia, cada perna tendo 52 minutos de vôo.



Uso Militar

Em Outubro de 1955 uma encomenda de 30 aviões Sahara Br.765 para a Armée de l'Air foi anunciado. Esta ordem foi cancelada até o final do ano, mas a construção de quatro aeronaves era tão avançada que foram completadas.


Variantes

Breguet 761 - somente 01 construído

Breguet 761S - 03 construídos

Breguet 763 Provence - Produção de aeronaves para a Air France, 12 construídos

Breguet 764 - versão versão anti-submarino

Breguet 765 Sahara - cargueiro versão para a Força Aérea Francesa, 4 construídos


Operadores


Argélia

Air Algerie


França

Força Aérea Francesa

Air France


Reino Unido

Silver City

2 comentários:

  1. Joel Alberto Prezzi25/10/11 21:27

    Finalmente... a paixão não pode morrer jamais!
    Comentando agora... parece uma beluga, com uma listra azul rs...

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, 7 meses parado. Vamos ver agora!

    ResponderExcluir