sexta-feira, 4 de março de 2011

Junkers G.38

O Junkers G.38 era grande aeronave de transporte de quatro motores, voou pela primeira vez em 1929. Dois protótipos foram construídos na Alemanha. Ambas as aeronaves voaram como transporte comercial na Europa nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial.

Durante a década de 1930, o projeto foi licenciado para a Mitsubishi que construiu e voou um total de seis aeronaves, um bombardeiro/transporte militar designado Ki-20.

O G.38 carregava uma tripulação de sete pessoas. Mecânicos a bordo eram capazes de fazer serviço dos motores em vôo devido ao design das asas do G.38 que proporcionavam acesso aos quatro motores.




Design e Desenvolvimento

O protótipo do primeiro Junkers - 3301 e marcado como D-2000 - fez seu primeiro vôo em 06 de novembro de 1929 com quatro motores a diesel: dois L55 12 cilindros em V e dois motores L8 de 6 cilindros em linhada 294 kW, com potência combinada de 1.470 kW (1.971 hp). O Ministério da Aeronáutica do Reich comprou D-2000 para os vôos de demonstração e teve entrega em 27 de março de 1930. Em testes de vôo, o G.38 juntou quatro recordes mundiais, incluindo, distância e velocidade e duração de vôo com carga útil de 5.000 kg. Em 2 de maio de 1930 a Lufhansa colocou o D-2000 em serviço comercial regular e vôos fretados.

Em 2 de fevereiro de 1931 a Junkers de Leipzig reequipou o D-200 com 2 motores L8 e L88 que davam uma potência total de 1.764 kW (2366 hp) e aumentando a capacidade de 13 para 19 passageiros.

O G.38, durante a sua "infância", era o maior avião do mundo. Acomodação dos passageiros era suntuosa por padrões de hoje e foi criado para rivalizar com concorrentes do tipo Zeppelin, serviço oferecido pela Delag. Este foi o único avião em que os passageiros podiam sentar-se nas asas, que tinha uma espessura de 1.7m na sua raiz. Havia também duas cadeiras no nariz. O bordo de ataque de cada asa era equipado com para-brisas inclinados dando a estes passageiros uma visão da frente, geralmente disponíveis somente para os pilotos. Havia camarotes e cabines para fumantes.

Em termos de design o G.38 tem semelhanças com o Blended Wing Body, atualmente sendo desenvolvido pela NASA e Boeing como alternativa ao "tubo" tradicional e configurações de asas voadoras.



História Operacional

Em 01 de julho de 1931 a Lufthansa iniciou serviços regulares entre Berlin e Londres, em vôos que transportam até 13 passageiros. Este de Londres-Berlin foi interrompido em outubro de 1931 para adaptar aeronave e expandir a cabine de passageiros do D-2000. A construção durou desde esse tempo até o verão de 1932, durante o qual um segundo pavimento foi construído dentro da fuselagem do D-2000, que permita uma maior capacidade de carga e capacidade para até 30 passageiros. Além disso, o motor do D-2000 foi novamente atualizado para quatro L88s, dando um total de potência combinada de 2.352 kW (3.154 hp). Também neste momento o número dos certificados dos D-2000's foram alterados paraD-AZUR.

Enquanto isso, um segundo G.38 - número de fábrica 3302 e cn D-2500, foi posteriormente alterado para D-APIS, foi construído com uma fuselagem de dois andares e capacidade para 34 passageiros. Seis passageiros eram transportados em dois compartimentos de cada asa e os 22 restantes, em dois níveis da fuselagem. Lufthansa D-APIS utilizados em serviços regulares que abrangem as cidades de Berlin, Hannover, Amsterdam e Londres. Esta aeronave foi nomeada General Feldmarschall von Hindenburg.

Em 1934 os D-200/D-AZUR tiveram seus motores atualizados, desta vez com quatro motores Jumo, dando potência total de 3.000 kW (4.023 hp). Ambos os aviões estavam em serviço em simultâneo até 1936, quando o D-AZUR caiu em Dessau, durante um teste de vôo de manutenção. A Lufthansa teve que amortizar este avião devido aos extensos danos causados, mas o piloto de testes Wilhelm Zimmermann sobreviveu ao acidente, e não houve mais vítimas.

O segundo G.38 - D-2500 e, posteriormente D-APIS, voou com sucesso dentro da Lufthansa por quase uma década. Com a eclosão da II Guerra Mundial o D-2500/D-APIS foi pressionado para ser utilizado no serviço militar como embarcação de transporte da Luftwaffe. Foi destruído no chão durante um ataque aéreo da RAF em Atenas em 17 de maio de 1941.



Operadores

República de Weimar

Lufthansa

Alemanha Nazista


Luftwaffe

2 comentários:

  1. Joel Prezzi9/3/11 22:05

    Graudo heim...

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  2. Parabéns pelo blog. Gostei muito sempre estarei por aki pra dar uma conferida.

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