GAL.38 Fleet Shadower era uma aeronave de patrulha britânica de longo alcance do período da pré-Segunda Guerra Mundial. Embora o Fleet Shadower fosse uma aeronave altamente especializada, teria que atender a uma necessidade tática, seu conceito produziu um tipo desajeitado e, finalmente vencido.
GAL.38 Fleet Shadower e o Airspeed AS39 Fleet Shadower foram produzidos para atender a especificação S.23/37, que veio da Royal Navy " Operational Requirement OR.52" de uma aeronave que poderia se esconder das frotas inimigas à noite.
Três outra empresas também estavam envolvidas inicialmente: Percival, Short Brothers e Fairey Aviation. Após a avaliação dos projetos a General Aircraft and Airspeed foram contratadas para construir dois protótipos de cada um, o contrato da General Aircraft é datado de 15 de novembro de 1938.
O desempenho de um projeto específico de um projeto foi uma velocidade de 38 nós a 1.500 pés por não menos de 6h. O projeto teria de ser capaz de operar a partir do convés de um porta-aviões e, portanto, usar uma configuração de asa dobrável para a plataforma afim de ocupar menos espaço e teria de ter boa visão para o observador.
O GAL.38 e os projetos AS39 foram semelhantes - ambas as aeronaves era de asa alta com trem de pouso fixo, usando quatro pequenos motores Pobjoy Niagara V nas asas para gerar sustentação a baixa velocidade. Havia a posição de um observado em um compartimento de envidraçado no nariz e um operador de rádio na fuselagem atrás do cockpit do piloto.
As asas dobráveis para trás, giravam perto da fuselagem por um sistema hidráulico.
Devido a problemas de desenvolvimento em Pobjoy com o Niagra V, foi decidido usar a menor potência, o Niagra III versão civil. O primeiro GAL.38 Fleet Shadower (também conhecido como "Night Shadower") voou em 13 demais de 1940 com os motores Niagra III. Durante o ensaio a aeronave sofreu problemas de estabilidade aerodinâmica, mas não tão ruim quanto o design do Airspeed que foi cancelado em fevereiro de 1941. A aeronave teve alterações importantes antes de voar novamente em junho de 1941 com os motores Niagara V; os três lemes foram substituídos por um único bem maior que os anteriores. Com o segundo GAL.38 ainda incompleto foi utilizado como uma fonte de peças, os testes de vôo prosseguiram até setembro de 1941. Em outubro de 1941 a empresa foi instruída a desfazer-se da segunda aeronave e em março de 1942 foram emitidas instruções para se desfazer do protótipo também.
O conceito de uma frota de aeronaves de patrulha foi substituído pelo desenvolvimento da guerra de ar para superfície (ASV), radar (que poderiam ser instalados na faixa de comprimento de aeronaves de patrulha, como o Consolidated Liberator I. Em fevereiro de 1941, a Royal Navy cancelou o projeto.
Eita ferro... pra que design?
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