terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ikarus 451

A designação Ikarus 451 abrange uma família de seis aviões de pesquisa, desenhados e construídos na Iugoslávia na década de 1950, todos compartilhando a mesma estrutura básica, mas de outra maneira, um é completamente diferente um do outro. Um membro da família, o Ikarus 451M se tornou o primeiro avião a jato construído a voar na Iugoslávia, em 25 de outubro de 1952.

O primeiro avião construído sob essa designação era um avião à hélice que acomodou o piloto em posição proba. Era um monoplano convencional de asa baixa com trem de pouso retrátil, sendo que os trens de pouso principais eram retraídos para trás e dentro da naquele do motor que era montado abaixo das asas. Este voou em 1952, e até o final do ano, seguiu-se o 451M Miazni ("Jet"), que tinha assento convencional para o pilotos, estava equipado com turbinas Turboméca Palas. Nesta versão, o trem de pouso era recolhido para o interior. Carregava um canhão de 20mm Hispano Suiza 404A sob a fuselagem, além de seis foguetes RS sob as asas.

O S-451M Zolja ("Vespa"), que voou em 1954 apresentava uma fuselagem alongada, asas dobráveis e naqueles do motor redesenhadas, agora no mesmo plano que a asa ao investe ser pendurado dentro dela (1960 - S-451M Zolja, recorde mundial de velocidade, voando a 500,2 km/h). Isto serviu de base para o desenvolvimento de uma versão armada, a J-451MM Stršljen ("Hornet"). Este diferiu dos membros anteriores da família pela introdução do triciclo, motores Turboméca Marbore com duas vezes mais empuxo do que das aeronaves anteriores e armamento aumentado para dois canhões HS.404 sob a fuselagem. Esta configuração, em seguida formou a base para o S-451MM ("Abelha Rainha"), instrutor de dois assentos que estabeleceu um recorde mundial de velocidade voando a 750,34 km/h em 1957 e o T-451MM Stršljen II treinador acrobático monoplano.

Nenhum membro da família foi produzido em qualquer número. O 451,451M e J-451MM estão preservados no Museu da Aviação em Belgrado.


Ikarus 451




Ikarus 451M Miazni





Ikarus T-451MM Stršljen II



Um comentário:

  1. Joel Prezzi19/10/10 15:49

    Isso sim é evolução... começa com hélice e depois vai pra turbina... lindão, heim? rsrs...

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