terça-feira, 14 de setembro de 2010

XF-91 Thunderceptor

O Republic XF-91 Thunderceptor foi um interceptador de propulsão mista com um motor a jato, e um conjunto de quatro pequenos motores para impulso adicional para ser usado durante a subida e também para a interceptação.

O projeto era obsoleto mesmo antes de ser concluído devido ao rápido aumento de desempenho de motores a jato contemporâneos, e foi construído apenas dois protótipos apenas. Um deles foi o primeiro caça americano a exceder Mach1 em vôo nivelado.

Mas os motores de foguete não foi a única característica incomum do Thunderceptor. Poderia variar a incidência para um ângulo mais eficaz para o pouso, decolagem e cruzeiro.

A asa era de cone inverso, ou seja, a raiz da asa era mais fina que suas pontas. Isso proporcionou mais sustentação nas baixas velocidades. Sendo mais fina em sua raiz fez com que o trem de pouso fosse posicionado no meio da asa e recolhendo para as pontas.



O primeiro protótipo fez seu vôo inaugural em 9 de Maio de 1949, quebrando a velocidade do som em Dezembro de 1951. A fuselagem foi posteriormente modificada para usar uma cauda em V para teste.

Com o jato e os foguetes funcionando, os aviões podiam chegar a Mach 1.71, respeitável para o início dos ano 50. Ambos os protótipos completaram 192 vôos de teste ao longo de cinco anos.

Nenhum Thunderceptor entrou em produção, a Força Aérea dos Estados Unidos decidiu esperar o tempo necessário para introduzir aeronaves novas e mais capazes partindo do projeto de 1954 do interceptador.

O segundo protótipo, 46681, teve uma falha no motor durante a decolagem na Base Aérea de Edwards, no verão de 1951. O piloto de teste da Republic Aviation Carl Bellinger escapou da aeronave assim que sua cauda derreteu, o tempo total de vôo foi apenas 90s. Antes mesmo que os bombeiros chegassem ao local, a cauda da aeronave havia sido reduzida a cinzas.

O 46-681, em seguida, foi equipada com uma cauda em V ou borboleta e testado em vôo com esta configuração. Mais tarde foi usado na Base Aérea de Edwards como simulador de treinamento da tripulação em acidentes, logo após isso a aeronave foi desmontada.

O primeiro protótipo está preservado no Museu Nacional da Força Aérea do EUA. O custo deste programa foi avaliado em US$ 11,6 milhões.








Um comentário:

  1. Joel Prezzi15/9/10 15:14

    Pra que F-22, F-35 e todos estes outros aviões "stealth"? rs...

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