quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Yak-36 "Freehand"


Em 1960, Alexander Yakovlev viu o protótipo Britânico de VTOL (Vertical Take-Off and Landing), o SC.1 em Farnborough. Ele ficou tão impressionado com esse tipo de aeronave que reuniu o apoio necessário com o alto escalão do governo soviético e levou para frente um grande programa e logo iniciou seu próprio estudo VTOL.

Alexander e seus engenheiros começaram a trabalhar imediatamente no projeto. A base do projeto era o bem-sucedido avião de treinamento Yak-30 que era altamente manobrável.

Um ano mais tarde com o sucesso do vôo do Kestrel, Yakovlev decidiu rapidamente construir um test-bed na classe do Kestrel, com bocais vetorados que poderiam girar 90°

O Yakovlev Yak-36foi um demonstrador soviético de tecnologia VTOL para aviões de combate.

O Yak-36 fez seu primeiro vôo em 09 de Janeiro de 1963, a primeira transição de decolagem vertical ao vôo à frente e aterrissagem vertical em 16 Setembro 1963.

A aeronave tinha dois motores de empuxo vetorado montados lado a lado na parte da frente da fuselagem. A exaustão sai por bocais no centro de gravidade, e eram vetoráveis por cerca de 90º.

O Yak-36 foi exibido publicamente pela primeira vez no Show Aéreo de Domodenovo em 1967 causando muita preocupação para os líderes militares ocidentais. A OTAN ficou chocada com sua aparência e deu a designação de Freehand. No entanto, o desempenho de vôo foi julgado instável mas forneceu dados de vôo importantes para o futuro Yak-38 Forger

O passo seguinte foi o desenvolvimento do Yak-36M, que voou pela primeira vez em 1971.



Um comentário:

  1. Joel Prezzi5/8/10 17:34

    AÔ TRABUCO.... PARECE UMA ESPINGARDA DE BOCA LARGA rsrsrsrsrsrs.....

    ResponderExcluir