O número de MB.200's construídos para a Força Aérea Francesa ultrapassaram de 200 aparelhos e o tipo era igualmente construído sob licença pela Chescolováquia, mas tornou-se logo obsoleto e foi em grande parte eliminados até início da Segunda Guerra Mundial.
História
O MB.200 Bloch foi concebido em resposta a uma exigência de 1932 de um novo bombardeiro diurno/noturno para equipar a Força Aérea Francesa.
Apresentava um cockpit fechado para os pilotos e possuía torretas para as metralhadoras no nariz, no dorso e uma sob a
fuselagem. O primeiro dos três protótipos voou em 26 de Julho de 1933 como um dos projetos vencedores da competição (o outro era o grande Farman F.221), uma encomenda inicial de 30 MB.200's foifeita em 1 de Janeiro de 1934, entrando em serviço no final desse mesmo ano. Seguiram outras compras adicionais e o MB.200 equipou 12 esquadrões franceses até o fim de 1935. A produção na França totalizou 208 aeronaves (4 pela Bloch, 19 pela Breguet, 19 pela Loire, 45 pela Hanriot, 10 pela SNCASO e 111 pela Potez).
A Checoslováquia escolheu o MB.200 como parte de um programa de modernização de sua força aérea em meados de 1930. Embora os MB.200 se tornassem rapidamente obsoletos, a Checoslováquia necessitava de uma rápida solução que envolvia a licença de produção de um projeto aprovado, como sua indústria de aviões não tinha experiência suficiente para
um avião de grande porte, fez uma encomenda inicial de 74 aeronaves. Após alguns atrasos a Aero e Avia começaram a produção em 1937 com aproximadamente 124 construídos. Os MB.200 Checos eram basicamente semelhantes aos seus homólogos franceses, com diferenças de armamento defensivo e alguns equipamentos.
A gradual conquista alemã da Checoslováquia fez com que os MB.200's eventualmente passassem para seu controle, incluindo aeronaves que estavam saindo da linha de produção. Assim como serviram para a Luftwaffe , alguns bombardeiros foram distribuídos para a Bulgária.
Operadores
Bulgária
Força Aérea da Bulgária - Compraram 12 MB.200s ex-Checos da Alemanha, em 1939, utilizando-os como treinadores
Checoslováquia
Força Aérea Checa
França
Armée de l'Air (de 1935)
Alemanha
Luftwaffe (capturado)
Um ônibus, um vagão de trem, um trator... não, apenas mais uma jaca! rsrsrsrs
ResponderExcluir