segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto MX-1018

Após a Segunda Guerra Mundial a Força Aérea dos Estados Unidos procuraram uma maneira de aumentar o alcance dos seus caças, especialmente para a escolta de bombardeiros.

Uma das pessoas que participaram deste programa foi o engenheiro alemão Dr. Richard Vogt, que foi para os Estados Unidos após a guerra. Dr. Vogt era conhecido por projetar aviões exclusivos como o assimétrico Blohm & Voss BV-141. Uma das idéias do Dr. Vogt foi ter aeronaves para unir as asas da outra aeronave. Isso aumentaria a envergadura como um planador.

Isso permitiria que a aeronave rebocada pudesse economizar combustível, o que seria útil para os caças de escolta. O conceito do Dr. Vogt foi testado em Wright Field, em 1948, usando um C-47 e um pequeno avião, e os teste mostraram promessa.


A Replublic Aviation ganhou um contrato para desenvolver o conceito, que foi chamado de Projeto MX-1018 ou Tip Tow. A aeronave mãe, um B-29 especialmente modificado com um certo tipo de algemas nas pontas das asas e dois F-84 Thunderjet deviam unir-se a aeronave mãe.

Havia preocupações com os vórtices de ponta de asa, bem como a flexibilidade da asa do B-29 e os mecanismos de fixação, mas o projeto continuou e aprimeira conexão foi feita em 15 de Setembro de 1950.

O mais longo vôo conectado foi de 2h e 40min e aconteceu em 20 de Outubro de 1950.

Todos esses vôos foram realizados com os F-84's sob controle manual, mas para vôos longos um sistema de controle de vôo automático foi necessário. Em 24 de Abril de 1953 o F-84 conectado a asa esquerda do B-29 ativou o sistema automático e ele logo tombou sobre a asa do B-29 e ambos caíram com a perda de todos a bordo, terminando o projeto Tip Tow.



Um comentário:

  1. Joel Prezzi30/8/10 16:30

    Uma pena não ter dado certo rsrs... imagina como seria essas coisas voando?

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