O Northrop YC-125 era uma versão militar do pioneiro Northrop N-23, avião de carga comercial. Apesar de ser derivado do modelo N-23, o C-125 era muito mais poderoso, uma aeronave de asa alta, trem de pouso fixo e três motores. Foram construídos 23 aviões para a USAF sendo: 13 YC-125A para transporte tático e 10 YC-125B para resgate no Ártico. Sua carreira operacional foi curta.
A série YC-125 foi concebida para satisfazer dois tipos de missões para a Força Aérea: transporte de tropas e equipamentos para a frente de combate e busca e salvamento nas áreas geladas do Ártico. O YC-125 foi projetado pra operar em pistas precárias e curtas e ainda ter fácil manutenção. O C-125 foi equipado com três motores Wright R-99 Cyclone radiais, cada um com uma potência de 1.200hp.
Para decolar de pistas curtas, a aeronave poderia ser equipada com seis propulsores (JATO) com pressão de 454 kg.ch, tornando possível a aeronave decolar com menos de 500 pés (152,4m). Podia transportar 32 soldados da força de desembarque ou 5.450kg de carga. Era servido com uma escotilha de carga e descarga sob a fuselagem.
Em março de 1948 a Northrop teve um contrato de 23 aviões N-23 Raider. 13 YC-125A foram encomendados para testar a capacidade da aeronave para transportar carga e tropas. 10 aeronaves foram encomendadas e ligeiramente modificados, YC-125B, para testar sua capacidade no papel de resgate no Ártico.
O primeiro vôo do YC-125 ocorreu em 01 de Agosto de 1949 e as entregas para a Força Aérea começaram em 1950.
Os testes mostraram que a aeronave era significativamente fraca de motor para as missões previstas. Além disso, os helicópteros foram reconhecidos como a melhor solução para o deslocamento de tropas em áreas do front e também para executar missões de resgate.
Como resultado, o YC-125s foram enviados para a Base Aérea de Sheppard, no Texas para ser usado como treinadores do pessoal de manutenção em terra. Eles foram declarados excedentes em 1955.
E laia... que "trapizomba" linda rsrsrsrs...
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