Desenho e desenvolvimento
O Heyford foi construído para o Ministério do Ar para a competição denominada B.19/27 para um bombardeiro noturno pesado para substituir o Vickers Virginia, competindo com o Vickers Type 150 e Fairey Hendon. O protótipo do Handley Page HP.38 foi desenhado pelo designer da Handley Page GR Volkert e voou pela primeira vez em 12 de Junho de 1930 na fábrica em Radlett, alimentado por dois motores de Rolls-Royce Kestrel II de 525hp (390kW) que conduziam duas pás de hélices.
O avião era de construção mista com asas de estrutura metálica e entelagem, a fuselagem tinha alumínio na sua seção dianteira e tecido na parte traseira, com posições abertas para o piloto, artilheiro no nariz e artilheiro dorsal. O Heyford teve uma configuração nova, com fuselagem unida à asa superior e compartimento de bomba no centro da asa inferior que era mais grossa. Isso proporcionou um bom campo defensivo para o nariz, dorso, bem como a torre ventral retrátil, cada um equipado com uma única Lewis Gun 0,303. Os trens de pouso fixos eram cobertos por uma grande polaina. O projeto permitiu que as equipes de terra pudessem carregar o compartimento de bombas enquanto os motores estivessem funcionando, mas o resultado era que o piloto ficava cerca de 5m do chão.
O HP.38 provou foi bem sucedido durante os experimentos em Martlesham Health e com o 10º Esquadrão da RAF foi escolhido como o vencedor da competição B.19/27, sendo denominado como Heyford HP.50. Os Heyford foram assim equipados com motores Kestrel III de 575hp (429kW) e mantinham as hélices com duas lâminas, enquanto que os Heyford IA tinham hélices com quatro lâminas. As variações de motor marcaram principalmente o Mk II e III, sendo que a primeira versão era equipada com motores Kestrel IV de 640hp (480kW) e motor supercharged de 695hp (518kW) no Heyford III.
História Operacional
O Heyford I entrou em serviço com o 99º Esquadrão da RAF em Novembro de 1933, e, posteriormente com o 10º Esquadrão e 7º Esquadrão re-equipado com Heyford IA e Heyford II em Agosto de 1934 e Abril 1935 respectivamente. Como parte do esquema de Expansão da RAF, as ordens foram colocar 70 Heyford III em 1936.
Estes esquadrões de Heyfords formaram a maior parte do Comando de Bombardeiros Noturnos no final de 1930. Eles voaram muitas missões noturnas, as vezes voando e atacando contra alvos na frança.
Em um desses exercícios de longa distância, no dia 12 de Dezembro de 1936 houve um desastre, quando um grupo de sete Heyford do 102º Esquadrão da RAF, da Irlanda do Norte, encontrou um nevoeiro e condições meteorológicas extremas enquanto se aproximavam da base de Finningley, Yorkshire. Q
uatro deles caíram e dois tiveram que fazer pouso forçado, resultando em três tripulantes mortos e três feridos.
Os Heyford começaram a ser substituídos em 1937, com a chegada dos Armstrong Whitworth Whitleys e os Wellesleys Vickers, sendo finalmente retirados de serviço da linha de frente em 1939.
Alguns permaneceram voando até 1940 como bombardeiros e treinamento de artilheiros, sendo declarado obsoleto em 1939. Pelo menos dois exemplos encontraram o uso experimental; um como avião radar e outro para reabastecimento em vôo, e há relatos de que um estava voando em 1944.
Variações
Heyford I
Com motores Rolls-Royce de 575hp (429kW) - 15 construídos
Heyford IA
Mudança da sustentação do motor, hélices quadripá - 23 construídos
Heyford II
Motores Kestrel IV de 640hp (480kW) - 16 construídos
Heyford III
Motores Kestrel VI de 695hp (518kW) supercharged - 70 construídos
Total de 125 aeronaves (incluindo o protótipo, J9130)
Operadores
Reino Unido
- Royal Air Force
- No. 7 Squadron RAF
- No. 9 Squadron RAF
- No. 10 Squadron RAF
- No. 30 Squadron RAF
- No. 38 Squadron RAF
- No. 58 Squadron RAF
- No. 78 Squadron RAF
- No. 97 Squadron RAF
- No. 99 Squadron RAF
- No. 102 Squadron RAF
- No. 148 Squadron RAF
- No. 149 Squadron RAF
- No. 166 Squadron RAF
Sobreviventes
Nenhuma aeronave, ou parte significativa sobreviveram. O Royal Air Force Museum tem alguns componentes do Heyford, um par das rodas principais, duas lâminas de hélice e peças do leme horizontal de um Heyford III recuperado no lugar do acidente no distrito de Peak.
Características Gerais
Tripulação: 4
Comprimento: 17,68m
Envergadura: 22,86m
Altura: 5,34m
Peso vazio: 4,180kg
Peso carregado: 7,680kg
Velocidade máx: 123kN (229km/h)
Range 920km - 1481km
Teto de serviço: 6.400m
Subida à 10.000 pés (3.050m): 15,3 min.
Caramba... este deve ser o mais "jaca" de todos... se bem que, vou esperar os próximos p/ aí sim tolir melhores comentários!
ResponderExcluirDeste apenas afirmo: CRÁSSICO! rsrsrsrs