segunda-feira, 28 de junho de 2010

Blohm & Voss BV 238

O Blohm & Voss BV 238 era um hidroavião alemão projetado na II Guerra Mundial. Era o mais avião mais pesado já voado, quando ele voou pela primeira vez em 1944 e fisicamente foi o maior avião produzido por qualquer uma das potências do eixo na II Guerra Mundial. O protótipo BV 238 V1 voou pela primeira vez em 11 de Março de 1944. Seis motores V12 à pistão invertidos Daimler-Benz DB 603 de 1.750 cavalos-força foram utilizados no total, distribuídos em três em cada asa.

O único BV 238 concluído foi metralhado e afundado ancorado no lago Schaal em Setembro de 1944 por três P-51 Mustang do 361 Fighter Group. Chamado "Miss Detroit", o Mustang foi pilotado por um às da II Guerra Mundial, o tenente Urban "Ben" Drew, e outro era pilotado por Willian D. Rogers. Isto representou o maior avião destruído durante a guerra.

Drew falou após o ataque que tinha destruído um BV 222 Viking (outro grande hidroavião). Ele continuou a acreditar nisso até que foi contatado pela BBC em 1974 para um documentário, e dizia que sua pesquisa havia determinado que a aeronave que destruiu era realmente o BV 238, que passava por testes de vôo na base de Hidroaviões no Lago Schaal.

A produção de outros dois protótipos foi iniciada, mas não concluída. Um modelo em escala ¼ do BV 238 foi feito durante o desenvolvimento do avião para teste. Conhecido como FGP 227, fez um pouso forçado durante seu primeiro vôo e não forneceu quaisquer dados para o programa.


Variantes

FGP 227: ¼ de escala do grande modelo BV 238, alimentado por seis motores (21cv).

BV 238 V1: O único protótipo concluído.








2 comentários:

  1. Joel Prezzi28/6/10 14:48

    Gracioso ele não é... mas enfim, só reforça a minha tese de que não fazem mais aviões como antigamente!

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  2. Essa é mesmo a minha opinião! Falta-lhes aquele toque de romantismo que os aviões a pistão tinham!

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