terça-feira, 4 de setembro de 2012

Martin B-10


Bombardeiro leve B-10, para quatro ou cinco tripulantes. Após ter perdido várias competições por projetos de bombardeiro no início dos anos 30, a companhia Glenn L. Martin projetou e construiu um avançado bombardeiro como iniciativa privada. Era uma aeronave monoplano toda em metal, com trem de pouso escamoteável, três cabines fechadas separadas e linhas aerodinâmicas que revolucionaram o desenho de bombardeiros (mandou para o baú o horrível desenho tipo caixa comum nos anos 20). Conhecido como Martin 123, foi testado pelo Exército Americano em 1932, recebendo a designação experimental de XB-907. 



Após algumas modificações (que incluíram motores melhores e a instalação de uma torre de metralhadora no nariz, a primeira instalada num bombardeiro americano) a aeronave ficou mais rápida que qualquer caça americano da época. Em 1933 o Exército encomendou 48 aparelhos, que seriam construídos sob a designação XB-10. A versão em série entrou em serviço em 1934, porém o período de superioridade da aeronave foi curto. O B-10 permaneceu em serviço na USAAC até ser substituído pelos Boeing B-17 e Douglas B-18 no final dos anos 30.
Dos 189 exemplares construídos para exportação, 120 foram para as Índias Orientais Holandesas, sendo estes os únicos empregados em combate no início da Segunda Grande Guerra. 











2 comentários:

  1. Joel Prezzi5/9/12 20:45

    AÔ... danado de bom rs...

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  2. Parabéns pelo blog,muito interessante e com raridades aeronáuticas!

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