Bombardeiro leve B-10, para quatro ou cinco tripulantes. Após ter perdido várias competições por projetos de bombardeiro no início dos anos 30, a companhia Glenn L. Martin projetou e construiu um avançado bombardeiro como iniciativa privada. Era uma aeronave monoplano toda em metal, com trem de pouso escamoteável, três cabines fechadas separadas e linhas aerodinâmicas que revolucionaram o desenho de bombardeiros (mandou para o baú o horrível desenho tipo caixa comum nos anos 20). Conhecido como Martin 123, foi testado pelo Exército Americano em 1932, recebendo a designação experimental de XB-907.
Após algumas modificações (que incluíram motores melhores e a instalação de uma torre de metralhadora no nariz, a primeira instalada num bombardeiro americano) a aeronave ficou mais rápida que qualquer caça americano da época. Em 1933 o Exército encomendou 48 aparelhos, que seriam construídos sob a designação XB-10. A versão em série entrou em serviço em 1934, porém o período de superioridade da aeronave foi curto. O B-10 permaneceu em serviço na USAAC até ser substituído pelos Boeing B-17 e Douglas B-18 no final dos anos 30.
Dos 189 exemplares construídos para exportação, 120 foram para as Índias Orientais Holandesas, sendo estes os únicos empregados em combate no início da Segunda Grande Guerra.
AÔ... danado de bom rs...
ResponderExcluirParabéns pelo blog,muito interessante e com raridades aeronáuticas!
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