quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Curtiss T-32 Condor II

O Curtiss T-32 era biplano da década de 30 sendo usado como avião de passageiros como de bombardeiro. Construído pela Curtiss Aeroplane Motors Company e foi utilizado pelo Exército dos Estados Unidos e no transporte executivo.

O Condor II era um biplano com cauda e leme simples e trem de pouso retrátil e era alimentado por dois motores radiais Wright Cyclone.



O avião voou pela primeira vez em 1933 e com uma produção de 21 aeronaves construídas. As aeronaves civis suportavam até 12 passageiros, entraram em serviço pela Eastern Air Transport e American Airways, precursores da Eastern Air Lines e American Airlines em vôos regulares noturnos.

A Força Aérea Colombiana operou 3 BT-32 equipados com flutuadores na guerra Colômbia-Peru em 1933.

Dois BT-32 modificados foram comprados pelo United States Army Air Corps (designados YC-30) para uso como transporte executivo. Um Condor foi convertido com tanques de combustível extra e usado em 1938 pelo Byrd Antartic Expedition, tinha um trem de pouso fixo para permitir o uso com flutuadores ou esquis. Algumas aeronaves foram posteriormente modificado para AT-32 com hélices de passo variável e com melhoramentos de motor e nacele. A variante AT-32D poderiam ser convertidos para uma versão mais confortável de 15 assentos. Oito variantes de BT-32 (bombardeiros) foram construídos com torre de armas operada manualmente no nariz e em cima da fuselagem traseira. Todas as aeronaves foram exportadas.

Uma versão militar de carga (CT-32) também foi construída para a Argentina, ele tinha uma porta de carga grande no lado direito da fuselagem.










Operadores Civis


Chile
  • LAN-Chile três ex-americano exemplos Airlines
China
  • China National Aviation Corporation, operados seis AT-32E cargueiros
Suíça
Reino Unido
  • Eastern Air Transport (UK) operado T-32
  • International Freight Air, Croydon operado quatro T-32s.
Estados Unidos


Operadores Militares

Argentina
China
Colômbia
Peru
Reino Unido
Estados Unidos

    Um comentário:

    1. Joel Alberto Prezzi27/1/12 07:40

      Lindão heim?
      Primeira classe o dito cujo rs...

      ResponderExcluir