sábado, 22 de janeiro de 2011

Loening C-2

O Loening C-2 Air Yacht foi um avião anfíbio produzido nos Estados Unidos no final dos anos 20, desenvolvido a partir do Loening OL de observação que a empresa estava produzindo para os militares dos EUA.

Foi um biplano biplace com design não convencional. O piloto (ou até mesmo um passageiro) senta em um cockpit aberto na parte superior da fuselagem, com o motor a frente dele. Debaixo da fuselagem foi colocado um flutuador longo que se extenue para frente do motor e hélice.

Quatro a seis passageiros podiam ser acomodados em uma cabine totalmente fechada dentro da fuselagem. As unidades principais de trem de pouso eram recolhidas ao lado da fuselagem. Havia também flutuadores de estabilização na parte inferior de cada asa.

O C-2 foi produzido em duas versões, o C-2C com um motor Wright Cyclone e o C-2H com um motor Pratt Whitney Hornet. Dois exemplos dessa última versão foi avaliada pelo USMC como ambulâncias aéreas com a designação XHL-1.

Um C-2C, modificado a partir de um OL, foi enviado a partir de Nova York para Bergen por Thor Solberg, em 1935, o primeiro vôo dos Estados Unidos para a Noruega. Solberg batizou a aeronave Leiv Eiriksson e usou-a para sua viagem através do atlântico por meio da Groenlândia, Islândia e Ilhas Faroé. Esta aeronave está preservada no Museu Norsk Teknisk em Oslo.









Variantes

C-2C - com motor Wright Cyclone - 23 construídos

C-2H (designação XHL USN) - com motor Pratt Whitney Hornet - 13 construídos, além de um convertido de C-2C

Um comentário:

  1. Joel Prezzi23/1/11 22:36

    Parece um sapato com asas... daqueles bem bicudos rsrsrs...

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