quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MIG-105 Spiral

O Mikoyan-Gurevich Mig-105 "Spiral" foi um projeto Soviético para criar um avião espacial para vôo orbital. Foi originalmente concebido em resposta ao X-20 Dyna Soar americano, projeto espacial militar. Foi apelidado de "Lapot" (a palavra também é usada como gíria para sapato) para o formato do seu nariz.



Desenvolvimento

O programa também era conhecido como EPOS (acrônimo em russo para avião de passageiro orbital experimental). O trabalho neste projeto finalmente começou em 1965, dois anos após o cancelamento da Dyna Soar. O projeto foi interrompido em 1969, e foi brevemente ressuscitado em 1974 em resposta para o Programa do Ônibus Espacial americano. O veículo fez seu primeiro vôo subsônico em 1976, decolando pelos seus próprios meios a partir de uma antiga pista de pouso perto de Moscou. Era pilotado pelo piloto AG Festovets do Centro de testes de vôo Zhukovskii, percorrendo uma distância de 19 milhas. Os testes de vôo, totalizando oito no total, continuaram esporadicamente até 1978. O projeto foi cancelado, sem nunca ter voado no espaço, quando a decisão foi tomada. O veículo Spiral está atualmente em exposição no Museu Monino da Força Aérea da Rússia.

Gleb Lozino-Lozinskiy era o líder do programa de desenvolvimento do Spiral.


Diferenças entre o Dyna Soar e o Spiral







2 comentários:

  1. Joel Prezzi17/11/10 17:10

    rsrs... de frente parece um marreco e de lado parece um gafanhoto...

    ResponderExcluir
  2. parece que vai sair caminhando

    ResponderExcluir