O Mitsubishi Ki-2 foi um bombardeiro leve construído pela Mitsubishi para o Exército Imperial Japonês em 1930. Seu nome pelos aliados era "Louise". Apesar de sua aparência antiquada, o Ki-2 foi utilizado com sucesso em Manchukuo e no norte da China durante os primeiros estágios da Segunda Guerra Sino-Japonesa, em áreas onde o perigo de caças inimigos foi mínimo. Mais tarde, foi usado para treinamento.
Design e desenvolvimento
O Ki-2 era um avião asa baixa com, leme duplo, alimentado por dois motores radiais Nakajima Kotobuki de 583cv (435 kW). A velocidade máxima era de 225 Km/h (140 mth). Uma metralhadora de 7.7mm eram montadas no nariz semi fechado e outra na posição dorsal e a carga máxima de bombas era de 500kg (1.100lb).
O Ki-2 foi, como seu companheiro o Mitsubishi Ki-1, baseado no Junkers S-36 que fez seu primeiro vôo em 1927. Militarizado para Junkers K-37 pela Junker's Swedish subsidiária AB Flygindustri em Limhamn próximo a Malmö na Suécia, ele foi capaz de atingir altitudes não acessíveis para os aviões de caça de 1927. No entanto, assim como em 1930 esta vantagem foi perdida para o caça Bristol Bulldog, e o Junkers não foi bem sucedido na venda de seu projeto. No entanto, em 1931, os representantes da Mitsubishi Nainenki KK no Japão visitaram Linhamn para estudar algumas das conversões militares das aeronaves Junkers, e compraram um único K-37, bem como todos os trabalhos de desenvolvimento e assinaram um contrato para produção licenciada.
O protótipo K-37 foi levado para o Japão e testado em combate no incidente da Manchúria, em 1931, após isso o Imperial Japanese Army Air Force autorizou a Mitsubishi a produzir variações de bombardeiros leves e pesados. A versão do bombardeiro pesado, o Ki-1, foi muito maior que o original Junkers K-37 e voou pela primeira vez em agosto de 1932.
A versão do bombardeiro leve, o Mitsubishi Ki-2, voou pela primeira vez em maio de 1933. Ele era muito menor que o Ki-1 e foi mais próximo do conceito do original K-37. Enquanto a fuselagem foi redesenhada pela Mitsubishi, as asas foram mantidas, exceto ailerons adicionais. A Mitsubishi construiu um total de 113 aviões e um adicional de 13 aeronaves construídos pela Kawasaki Köküki Kögyö KK de 1933-1936.
História Operacional
O Mitsubishi Ki-2 foi inicialmente designado Bombardeiro leve bimotor Type 93-1, sob o sistema de nomenclatura japonesa de aviões militares. Embora já obsoleto na época da sua introdução, foi utilizado com grande sucesso nas operações de contra-insurgência da Pacificação do Manchukuo, e assim com o uso limitado em combate na Segunda Guerra Sino-Japonesa no norte da China.
O Ki-2 foi seguido n produção de uma versão melhorada designado Mitsubishi Ki-2-II (type 93-2), em 1936. O ki-2-II tinha um cockpit fechado para o piloto, trem de pouso principal semi-retrátil. O Ki-2-II também tinha motores radiais Mitsubishi Ha-8 novos de 750cv (559 kW) com um desempenho muito melhor, sua velocidade máxima aumentou para 283 Km/h (176 mph). A Mitsubishi construiu um total de 61 Ki-2-II.
Vulneráveis aos caças inimigos, e substituídos por aeronaves com maior alcance e carga útil, no fim dos anos 30 ambas as versões terminaram sua carreira voando no papel de treinamento.
A versão civil do Ki-2-II chamado de Otori (Phoenix) foi comprado pelo jornal Asahi Shimbun e fez um número recorde de vôos de longa distância entre 1936 a 1939.
Registrado como J-BAAE, ele cobriu 4.930 Km (3.060 milha) da base aérea de Tachikawa até Bangcoc em 21 horas e 36 minutos de vôo em dezembro de 1936.
Variantes
Ki-2-I (Type 93-1)
Variante inicial da produção, 126 construídos
Ki-2-II (Type 93-2)
Variante final, 61 construídos
Operadores
Japão
- Força Aérea do Exército Imperial japonês
- Asahi Shimbun
Aí Japonesada de plantão, prestigiem mesmo rsrsrsrs...
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