segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ATL-98 Carvair



A Aviation Traders desenvolveu o ATL-98 Carvair em resposta à exigência da Channell Air Bridge para um aeronave capaz de transportar passageiros e seus carros entre o Reino Unido e a Europa continental.

ATL-98 era um avião com motor a pistão de grande porte, uma balsa voadora, baseada em um DC-4 e desenvolvida pela Freddie Laker's Aviation Traders Limited (ATL), que vieram para substituir os antigos e inadequados Bristol 170 Freigther/Superfreigther, que tinham uma capacidade de transporte muito limitada. Eram capazes de acomodar 3 carros e 20 passageiros, já o ATL-98 acomodaria 5 carros e 25 passageiros. Embor

a sua aparência externa seja completamente diferente, o Carvair é uma conversão do Douglas DC-4, do qual havia um grande exedente após o término da Segunda Guerra.

Da asa para trás, a fuselagem é a mesma do DC-4, com exceção da deriva vertical, aumentada para melhorar a estabilidade.

As modificações mais drásticas foram feitas na parte dianteira da fuselagem, com a seção do nariz alongada e dotada de uma porta de carga de abertura lateral. A cabine de comando foi elevada em relação ao nível da cabine principal, numa configuração idêntica àquela usada anos mais tarde no Boeing 747.



O primeiro vôo do Carvair realizou-se em junho de 1961, entrando em operação em 1962 com a British United Air Ferries (mais tarde British Air Ferries, atual British World Airways). Outras unidades foram também operadas pela Aer Lingus, Aviaco, além de empresas pequenas na França, Austrália e Luxemburgo.

Os planos foram dispersados no mundo inteiro, operando-se para 75 linhas aéreas e transportando carros, grupos de rock, refugiados, baleias, foguetes, veículos militares, ouro, e mesmo o material nuclear.

A Aviation Traders testou a conversão para o padrão Carvair dos modelos Douglas DC-6, DC-6B e DC-7, com a opção de remotorização com turbohélices Rolls Royce Dart, porém esses planos jamais foram levados adiante.



2 comentários:

  1. Joel Prezzi9/8/10 15:44

    Imagina um fósforo, daqueles bem cabeçudos. Imaginou??... Agora basta colocar asas hahahaha...

    ResponderExcluir