Savoia-Marchetti S.55 - foi um hidroavião produzido pela fábrica italiana Savoia-Marchetti no ano de 1924 (mas comercializado apenas a partir de 1926). Logo após o seu lançamento, este hidroavião estabeleceu os recordes de velocidade, carga, altitude e distância. Foi a aeronave escolhida pelo Comandante João Ribeiro de Barros para cruzar o Atlântico Sul pela primeira vez em 28 de Abril de 1927.
O S.55 foi projetado pelo engenheiro italiano Alessandro Marchetti. Um projeto moderno e ousado para a época. Muito versátil, teve uso tanto militar (Bombardeiro, reconhecimento) quanto civil (correio aéreo, socorro marítimo).
Graças a seu desempenho, este hidroavião ganhou status de verdadeira legenda em sua época. Os nomes de grandes aviadores do século XX e suas façanhas estão ligados a ele: João Ribeiro de Barros, os italianos Italo Balbo e Francesco de Pinedo, entre outros.
Durante a II Guerra Mundial foi utilizado ativamente pela Itália e Alemanha (Luftwaffe). Foi retirado de serviço no ano de 1945.
O último exemplar do Savoia-Marchetti S.55 ainda existente em todo o mundo encontra-se hoje no Brasil e é também o último hidroavião usado nas travessias transatlânticas remanescente daquele período.
Muito bom... emocionante saber que existe um exemplar deste "belo" avião no museu TAM!
ResponderExcluirE quem renomeou ele de jahu???/
ResponderExcluirJoão Ribeiro de Barros batizou seu avião com o nome de JAHÚ em homenagem à terra natal.
ResponderExcluirDe onde esses dados foram tirados? Quero colocar algumas informações desse exemplar avião no meu TCC. Por favor, se puder me passe a referência utilizada. Grato.
ResponderExcluirGuerrieri, estes dados foram tirados do Wikipedia.
ResponderExcluir