O Potez 650 é um avião francês de transporte militar que serviu na Segunda Guerra Mundial. Derivado do Portez 62, o 650 foi construído especificadamente para unidades de paraquedistas.
Desenvolvimento
O Potez 62 era um monoplano de asa alta e bimotor. O construção não foi totalmente metálica, usaram a madeira na fuselagem e as asas eram com cobertura de tecido e estrutura metálica.
No entanto, tiveram uma grande melhoria, os passageiros pela primeira vez na França foram beneficiados com a redução de ruídos e o aquecimento da cabine. Por todas essas melhorias, considerou-se como livre de problemas, seguro e confortável. Mas o Potez 650 não teve uma carreira muito longa, logo foi ficando obsoleto por conta de aeronaves mais modernas, mais rápidas, como o MB.220 Bloch e o D.338 Dewoitine.
O Potez 650 recebeu apenas pequenas alterações relativamente, ao invés de motores radiais o Hispano-Suiza 12x resfriado a líquido, uma cabine menos sofisticada para acomodar 14 pára-quedistas e seus equipamentos (um pelotão) ou 10 feridos(evacuação médica), e um sistema de porta de carga maior para transporte.
Serviço Operacional
O alto comando militar francês não tinha planos grandiosos para os pára-quedistas, que não se encaixavam bem com a doutrina defensiva da era pré-Segunda Guerra Mundial. Devido a isso, apenas duas companhia de pára-quedistas foram formadas , nunca se atingiu força completa, e somente 15 Potez 650 foram fabricados. Eles não foram suficientes em
números até mesmo para um número tão pequeno de homens, de ode que o grande avião Farman 224 que havia sido recusado pela Air France foi pressionado para o serviço militar.
Uma missão de combate foi planejada como parte da entrada aliada nos Países Baixos no caso de um ataque alemão, mas o plano foi cancelado.
Após o armistício, as unidades de pára-quedistas foram desativadas, apesar dos saltos de treinamento fossem executados de tempo em tempo na África do norte. O Potez 650 foram transferidos para uma unidade de transporte militar. Quando a França Livre e as forças britânicas atacaram os protetorados franceses da Síria e do Líbano, em meados de 1941, o governo de Vichy criou uma ponte aérea para reabastecer suas tropas no Oriente Médio.
Os Potez 650s tiveram uma parte significativa da obra, ao lado dos bombardeiros convertidos (Farman 223) e aviões de passageiros (Dewoitine 338)
Potez 651
Em finais de 1936, a força aérea da Romênia manifestou interesse na aquisição de aeronaves militares estrangeiras. O Potez 650 foi selecionado, mas a Romênia exigiu os motores gnome-Rhône 14K que originalmente equipavam o Potez 62, uma vez que a licença para fabricar esses motores já haviam sido adquiridas pela Industria Aeronáutica Romena. Seis exemplares desta nova versão, designada Potez 651 foram encomendadas em 1937, embora pareça apenas quatro foram utilizados operacionalmente. Originalmente encomendados como bombardeiros, o romeno Potez 651 foram relegados para a
função de transporte durante a Segunda Guerra Mundial. Três exemplos ainda estavam em serviço em maio de 1944.
Que "belezura" rsrsrsrs... uma caixa de sapatos com asas? hahahaha...
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