O Bristol Type 167 Brabazon foi um avião gigante, projetado pela companhia britânica Bristol Aeroplane Company para uso em rotas aéreas transatlânticas entre os Estados Unidos e o Reino Unido. Comercialmente foi um fracasso, pois seu custo operacional era extremamente alto. Embora suas dimensões sejam comparáveis às do Boeing 747, tinha capacidade para transportar apenas 100 passageiros. A curta vida do Bristol Brabazon foi encerrada em 1953 quando a aeronave foi desmantelada.
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Desenvolvimento
Em 1943, foi criado um comitê do governo britânico, liderado pelo Lord Brabazon de Tara, com a finalidade de avaliar as necessidades do mercado de aviação civil. Este comitê, chamado de Brabazon Committee emitiu um memorando, conhecido como ”Brabazon Report”, solicitando a construção de três aeronaves.
Um ano depois da publicação do ”Brabazon Report” a Bristol estava apta a atender o requerimento do Type 167, utilizando seu projeto mais uma vez adaptado para as novas especificações. Após avaliar o projeto, o Comitê Brabazon autorizou um contrato para a fabricação de dois protótipos.
O projeto final foi publicado em novembro de 1944. Com uma envergadura de 70,1 metros (superando em 11 metros o Boeing 747) e comprimento de 53,9 metros, o Type 167 seria equipado com oito motores radiais Bristol Centaurus de 18 cilindros, montados aos pares.
No entanto o conceito de viagem do Comitê Brabazon era muito diferente do esperado para uma aeronave. O Comitê julgou que viagens transatlânticas eram desconfortáveis em aeronaves de passageiros convencionais, por isso a aeronave deveria proporcionar a cada passageiro o conforto comparável ao de um transatlântico. A fuselagem deveria ter 7,6 metros de diâmetro (1,5 metro maior que a do Boeing 747). Internamente haveriam dois andares inteiros para uso dos passageiros, com 80 leitos fechados (cabines de 6m quadrados), restaurante, sala de cinema, recreio e bar.
A construção teve início em outubro de 1945 e se transformou num desafio enorme devido às dimensões do mesmo. Também não haviam hangares ou pistas de pouso capazes de comportar o Type 167, as enormes pistas de 610m não eram suficientemente grandes para a decolagem, sendo necessário criar uma pista de pelo menos 2.440m
Em 1946 foi decidido que o segundo protótipo deveria utilizar os turbo-propulsores Bristol Coupled Proteus no lugar dos menos potentes motores radiais Centaurus, aumentando assim sua velocidade de cruzeiro de 420 para 530 km/h e reduzindo seu peso em cerca de 4500Kg, dessa forma a aeronave seria capaz de cruzar o Atlântico em apenas 12 horas.
Type 167 Mk.I, G-AGPW, realizou seu primeiro vôo em 4 de setembro de 1949. Em 1952 , após ter consumido 3,4 milhões de libras em seu desenvolvimento (equivalente a 53,4 milhões de libras hoje) o projeto foi su´penso. Em outubro de 1953 a aeronave foi desmantelada, tendo realizado apenas 400 horas de vôo. Partes da aeronave estão expostas no Bristol Industrial Museum e no Museum of Flight da Escócia.
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Grande?? Não!!! BITELO!!!!!! rsrs...
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