segunda-feira, 7 de junho de 2010

Blolkhovitinov DB-A


Victor Bolkhovitinov , professor de desenho aeronáutico na Academia Militar do Ar Zhukovsky no final dos anos trinta, foi o responsável pelo projeto Blolkhovitinov DB-A (Dalnii Bombardirovschik-Akademia), à frente de uma ampla equipe de desenho. Tratava-se de um projeto para um bombardeiro pesado quadrimotor, produzido com as mesmas especificações que deram por resultado o celebrado Tupolev ANT-42, que foi fabricado em série como TB-7. O DB-A foi um dos primeiros aviões soviéticos caracterizados por uma fuselagem de estrutura monocasco com revestimento resistente,
ainda que em outros aspectos, o modelo não era muito avançado; tratava-se de um monoplano de asa m
édia metálico com os estabilizadores baixos, cabine amplamente envidraçada para uma tripulação de oito pessoas, propulsão mediante quatro motores lineares e carenados, trem de pouso semi-retrátil de modo que as rodas principais se alojassem no interior de imensas "saias" dispostas embaixo dos motores mais próximos da fuselagem.
O primeiro prototipo realizou seu primeiro vôo no verão de 1936, estabelecendo quatro impressionantes recordes mundiais ao longo dos seguintes meses: subir com uma carga útil de 10.000 kg até os 7.032 m; subir com uma carga útil de 13.000 kg até os 4.535 m; e uma distância de 2.002.6 km coberta a uma velocidade média de 280 km/h com uma carga útil de 5.000 kg.
O segundo prototipo (DB-2A), com motores Mikulin AM-34 RNV, 11 tripulantes e um peso máximo em descolagem de 24.000 k
g, podia atingir os 340 km/h a 6.000m. Depois de 1937/38 abandonou-se qualquer posterior desenvolvimento em favor do ANT-42.


Um comentário:

  1. Joel Prezzi7/6/10 17:40

    Não existe o "ônibus espacial"? Pois bem, este é o ônibus voador!

    ResponderExcluir